loader image

 

O trabalho

Escola de Arte

 

Oferecemos cursos de formação artística para homens e mulheres indígenas e não indígenas nas áreas de pintura, marchetaria de quadros e xilogravura. Ensinamos técnicas artísticas oficiais e desenvolvemos pesquisas de uma poética própria, tendo como base a matriz cultural indígena da Amazônia e suas Mitologias. Os cursos são oferecidos no atelier do Instituto Dirson Costa de Arte e Cultura da Amazônia na cidade de Manaus.

Aulas do Projeto Oficina de Arte para indígenas (2003)

Aulas da Turma de Pintura da Escola de Arte do IDC (2005)

Aulas da Turma de Marchetaria da Escola de Arte do IDC (2006)

Formatura da Turma de Marchetaria da Escola de Arte do IDC (2007)

Formatura da Turma de Pintura da Escola de Arte do IDC (2005)

Exposição de lançamento dos artistas da Turma de Pintura da Escola de Arte do IDC (2005)

Exposição de lançamento dos artistas da Turma de Marchetaria da Escola de Arte do IDC (2007)

 

Museu de Arte e Imaginário da Amazônia

 

MAIA

 

Em fase de implantação. Já produzimos mais de 2 mil obras em acrílica sobre tela, óleo sobre tela, acrílica sobre madeira, guache sobre papel, carvão sobre papel, nanquim sobre papel, desenho e marchetaria. A temática é sempre a expressão das matrizes culturais amazônicas, principalmente a matriz mítica indígena. Mesclamos ciência e arte em nosso acervo. Possuímos coleções muitos importantes para o Brasil.

Transformamos em obras de arte parte do registro antropológico de viajantes do passado como: Alexandre Rodrigues Ferreira (1783 a 1792), Dr. Theodor Koch-Grünberg (1903 a 1905) e Edith Pereira, importante antropóloga brasileira do presente. Em 2008, recebeu o registro oficial no Cadastro Nacional de Museus e adesão ao Sistema Brasileiro de Museus, conferido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Estamos em nosso atelier todos os dias pesquisando e produzindo obras para o nosso Museu de Arte e Imaginário da Amazônia, cujo objetivo geral é promover o estudo, a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio artístico e cultural da Amazônia.

Coleção – Theodor Koch-Grünberg (1903-1905)

 

Coleção Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira (1783-1792)

 

Centro de Estudos

 

Estudamos nossa expressão mais primitiva com o intuito de definição do Ethos Amazônida. Buscamos em nossos Mitos a compreensão do que somos, enquanto povo nascido na maior floresta do mundo. Os encontros acontecem uma vez por semana na sede do IDC.

 

 

Centro de Referência do Teatro Amazônico

Curso de Texto Dramatúrgico do CRETA

 

Oferecemos cursos de formação nas diversas áreas do teatro: atuação, produção, figurino, direção e dramaturgia. As pesquisas são totalmente direcionadas para a expressão cultural amazônica, principalmente as mitologias das etnias indígenas da Amazônia. Este é o substrato para os textos. Os cursos ocorrem na sede do IDC em Manaus.

Turma e Corpo Docente do Curso de Texto Dramatúrgico do CRETA (2003/2004)

 

Centro de Memória

 

Biblioteca e Acervo Imagético

 

Possuímos um acervo sobre a Amazônia. Temos mais de mil livros e documentos relacionados à Amazônia. Estamos em expansão e aceitamos doações de livros e arquivos digitais (vídeos e filmes) com temas diretamente ligados à Amazônia.

Gravações com ícones da cultura amazônida para o Acervo Imagético do IDC (Início, 2002)